×

Dakar Rally 2021 begins with victory for Brazilian and Spanish driver

Dakar Rally 2021 begins with victory for Brazilian and Spanish driver

A primeira fase do Rali Dakar 2021, que ocorreu entre Jeddah e Bisha, na Arábia Saudita, viu o atual campeão, Carlos Sainz, conquistar a vitória na categoria de carros, Toby Price nas motos, Austin Jones com o co-piloto brasileiro Gustavo Gugelmin nos UTVs, e a espanhola Cristina Herrero na categoria de veículos leves.

Outros vencedores incluíram Emanuel Gyenes na categoria Original Motul, Alexandre Giroud nos quadriciclos, Dmitry Sotnikov nos caminhões e Marc Douton na categoria Classic.

Cristina Herrero fez história ao se tornar a primeira mulher a vencer uma etapa do Dakar desde a última vitória de Jutta Kleinschmidt em 2005.

Além de Gustavo Gugelmin, outros seis brasileiros participaram da competição. Nos carros, duas duplas brasileiras estiveram presentes: os estreantes Marcelo Tiglia Gastaldi e Lourival Roldan, que encerraram o dia na 11ª posição, e os veteranos Guiga Spinelli e Youssef Haddad, que cruzaram a linha de chegada em 29º lugar.

Jones e Gugelmin também competiram na categoria de veículos leves, onde terminaram em segundo lugar, logo atrás de Herrero. Nos UTVs, Gustavo Gugelmin foi campeão na edição de 2018 do Dakar como co-piloto de Reinaldo Varela.

Varela competiu ao lado de Maykel Justo nas categorias de veículos leves e UTVs. Embora tenham cruzado a linha de chegada em primeiro nos UTVs, receberam uma penalização por exceder o limite de velocidade em uma área de radar, resultando na queda para a quarta posição no resultado oficial.

O Dakar 2021 terá mais 11 etapas, com um dia de descanso em 9 de janeiro. Os campeões serão coroados em 15 de janeiro, quando completarem a última etapa entre Yanbu e Jeddah.