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Na pole em Jerez, Bagnaia elogia evolução da Ducati em pista antes desfavorável

Na pole em Jerez, Bagnaia elogia evolução da Ducati em pista antes desfavorável

Durante muitos anos, a pista de Jerez representou um desafio significativo para a Ducati na MotoGP, afetando a dinâmica da moto da fabricante e resultando em quedas frequentes. A situação começou a mudar no ano passado, com uma dobradinha favorecida por um problema enfrentado por Fabio Quartararo. No sábado (30), Francesco Bagnaia continuou essa reviravolta ao conquistar a pole position para a etapa da Espanha.

O atual vice-campeão mundial quebrou o recorde da pista e interrompeu uma sequência de quatro poles consecutivas do francês neste circuito. Além disso, pela primeira vez, a Desmosedici GP22 destacou seus pontos fortes na pista, em vez de expor defeitos.

“Finalmente estamos começando a colher alguns frutos do trabalho feito até agora, então estou eufórico”, expressou Bagnaia após o treino classificatório em Jerez. Ao analisar a sessão, destacou que as coisas estavam muito positivas também em termos de ritmo de corrida. No entanto, reconheceu que a volta extraordinária no Q2 pode ser desafiadora de repetir.

“Tive um desempenho muito bom no TL4, ajustamos a afinação, o que proporcionou mais aderência”, recordou Pecco. “Na segunda volta com o pneu usado, registrei duas voltas na casa de 1m37s5 – um ritmo pronto para a corrida, mas a segunda volta foi incrível.”

Apesar de saber que tinha condições desde a primeira volta, Bagnaia enfrentou bandeiras amarelas devido à queda de Jorge Martin na Curva 1. No entanto, a segunda volta lançada foi verdadeiramente perfeita. Ele também indicou que o ombro direito, lesionado no acidente em Portimão, não foi um grande obstáculo.

Ao abordar a modificação feita no TL2, elogiou a Desmosedici GP22, representando um avanço em comparação com a GP21 em pistas mais sinuosas como Jerez, historicamente um desafio para a Ducati.

“A modificação não foi significativa, diria mínima, mas me ajudou a ter mais sensibilidade quando estou no limite”, enfatizou Bagnaia. “A nova moto está nos ajudando muito, sendo menor, lida melhor com curvas mais intensas.”

Ele explicou como isso influencia positivamente em seções específicas da pista, onde agora pode fechar as linhas de forma mais eficaz. A trajetória para encontrar a base da nova moto parece ter chegado ao fim, e Bagnaia está otimista em relação à corrida de domingo, buscando reduzir a diferença de 38 pontos que o separa do líder do campeonato mundial.

“Desde a primeira corrida até hoje, fizemos um trabalho muito positivo, embora tenhamos ficado um pouco ofuscados, sem conseguir mostrar o progresso que estávamos fazendo”, comentou Bagnaia. “Este fim de semana tive a sorte de ter condições estáveis, o que me permitiu trabalhar da forma certa, e acredito que sempre partiremos dessa base no futuro.”